O que significa UI/UX para um E-commerce?

Soluções tecnológicas focadas na resolução de problemas específicos são cada vez mais comuns. Pensar na melhor experiência que um usuário pode ter em sua loja virtual é obrigatório em meio a tanta concorrência. Nesse cenário, é importante pensar em soluções de UX e UI para e-commerce.

Você pode não estar familiarizado com os termos, mas com certeza já ouviu falar dos conceitos ou até mesmo já os aplica sem saber. Cada vez que uma nova funcionalidade é testada ou um layout é alterado, seu objetivo é melhorar o site e, consequentemente a experiência é positiva.

O que é UX Design?

UX Design significa “experiência do usuário” ao pé da letra. Na prática, é um processo de criação e aprimoramento focado na usabilidade e acessibilidade do seu site. 

Um trabalho de UX e UI para e-commerce é bem sucedido quando não é percebido pelo usuário. Todos os itens e páginas acessadas foram autoexplicativos e não deixaram dúvidas sobre sua função.

Em resumo, a UX trabalha para que o cliente encontre tudo que procura em poucos passos e sem entraves. É uma otimização realizada de acordo com os resultados das melhores práticas do setor, pesquisa de usuários, grupos de foco e estudos de usabilidade.

O que é UI Design?

A UI (Design de interface do usuário) é a parte que o usuário tem contato direto. São os elementos que compõe sua loja virtual como: botões, banners, cores, fontes, estilos, entre outros.

UX e UI para e-commerce andam juntos. O foco do segundo está conectado à estética. Podemos dizer que UX é sobre interação e UI é sobre identificação.

Qual o impacto de UX e UI para E-commerce?

Primeiramente, é preciso entender que compras pela internet precisam contar com o menor número possível de interações. Principalmente na página de checkout, você conseguiu com que seu cliente chegasse até esta etapa, perdê-lo nesse momento por uma falha técnica é inviável.

Sempre tenha em mente oferecer uma experiência positiva, rápida e eficiente para reter os seus usuários.

4 principais aspectos de UX

  1. O principal argumento de venda é o próprio produto. Seus usuários devem ser capazes de escolher e comprá-los sem dificuldades.
  2. A usabilidade precisa tornar a navegação clara e objetiva, sem cliques excessivos, carregamentos de páginas demorados, menus complicados, entre outros.
  3. Acessibilidade para comportar diferentes tipos de usuários como pessoas com deficiência ou com pouco conhecimento tecnológico.
  4. Desejabilidade. Sua loja virtual precisa ser atrativa em termos de layout para que seus usuários se sintam confortáveis para voltar sempre.

Existem muitos pontos que devem ser levados em consideração, todos eles devem ser pensados colocando o usuário como centro das tomadas de decisões. Além de pesquisas, testes e técnicas focadas na parte tecnológica, o UX e UI para e-commerce precisam focar também na emoção, sentimento e aparência. O UI Design é peça fundamental neste papel. 

Funcionalidade e identidade visual são responsáveis, juntas, por encantar o usuário final. Para a experiência de UI ser eficiente são fundamentais alguns aspectos:

  • A escolha das cores. É importante seguir uma cartela de cores consistente com a identidade visual da sua marca para fortalecer o feedback emocional;
  • Alinhar o estilo natural do seu negócio com as ofertas. Seu cliente precisa identificar em poucos segundos o que você está vendendo e qual segmento pertence;
  • Hierarquia de informações. Você conduzirá a navegação do usuário, tenha certeza de que tudo está compreensível à primeira vista;
  • Mantenha todas as páginas e comunicações harmônicas, respeite sua identidade visual;
  • Layout personalizado e atrativo. É importante seguir uma estrutura intuitiva, mas não tenha medo de inovar para que sua loja seja única na memória do seu consumidor;
  • Fotos incríveis. Seu cliente está comprando uma imagem, portanto, ela precisa ser fiel ao seu produto.

Como aplicar UX e UI para e-commerce?

Com a popularização dos conceitos, a quantidade de profissionais especializados em UX e UI para e-commerce também aumentou. Mas o que é relevante pensar é que, acima de tudo, você precisa conhecer o seu público e seu comportamento dentro do site.

Pensando nisso, os profissionais são capazes de utilizar os recursos e ferramentas disponíveis para proporcionar a melhor experiência para usuário que acessa a loja virtual. Quanto mais focar em pessoas, mais perto o e-commerce estará de alcançar o sucesso com UI e UX única. Tenha como objetivo encantar com UI e os resultados falarão por si.

Por fim, sabemos que o propósito de uma loja virtual é vender e isso não acontece sem que o usuário esteja satisfeito ao longo do processo. Cabe a você realizar implementações de UX e UI para e-commerce necessárias para que seu usuário saia encantado e volte sempre.

Fonte: https://blog.xtechcommerce.com.br/ux-e-ui-para-e-commerce-entenda-o-que-e-e-como-aplicar/

A gente te liga!

A gente te liga!